Escrito por Eduardo Toledo @montanaflix

 

Em 1 de março de 2022 celebramos 150 anos do nascimento do primeiro parque nacional do mundo, o Yellowstone National Park. No momento em que foi criado, em 1872, ninguém falava em aquecimento global, em preservação do meio ambiente ou da vida animal, mas após 3 expedições seguidas, entre 1869 e 1871, o Congresso dos EUA foi finalmente convencido da necessidade de proteção do local. Aquele foi o primeiro passo para a criação de todo um sistema de preservação de áreas de importância ecológica/cultural e das espécies animais por todo os Estados Unidos, que acabou se espalhando pelo mundo.

 

Quando vim para Montana pela primeira vez, em 2013, me apaixonei duas vezes: Pela minha atual esposa e pela região do Yellowstone. Digo região porque o parque é imenso e muitas outras belezas naturais estão no seu entorno. Eu também me sentia num filme de faroeste com todas aquelas pequenas cidades de arquitetura western pra Clint Eastwood nenhum botar defeito.

 

Com as voltas que a vida dá, em 2016 acabei largando minha carreira de advogado no Brasil e vim recomeçar a vida na linda Bozeman. Eu não tinha um plano do que iria fazer, mas a paixão pela vida ao ar livre, caminhadas, trilhas, camping, só aumentavam. Numa conversa com minha esposa tive a idéia de começar um trabalho de guia no Yellowstone focado no público brasileiro.

 

Entendo que com a quantidade de informação na internet nos dias de hoje, o trabalho de guia pode estar fadado ao insucesso, mas eu sei das dificuldades para explorar o parque. Não é tão simples assim. Você pode passar desapercebido por várias áreas lindas, isso sem contar que saber onde os animais estão com mais frequência, pode aumentar (e muito) suas chances de ver um urso ao vivo, em seu habitat natural.

 

A pandemia derrubou drasticamente o número de visitantes e afetou meu negócio seriamente. Após alguns ajustes, continuo com meus trabalhos e ampliei os negócios para roteiros online. Eu prefiro fazer o roteiro presencial porque eu também me realizo. Presenciar uma erupção de um gêiser e ver a emoção dos visitantes é indescritível.

 

Não poderia terminar esse texto sem antes dar algumas dicas sobre o Yellowstone. A melhor época pra visitar o parque é de junho em diante, sendo que julho e agosto são os meses de altíssima temporada. O aeroporto de Bozeman é uma ótima opção de chegada por dois motivos: é de longe o mais movimentado do estado, tendo bom número de voos diários, e fica a 1:30 h de carro das duas principais entradas do parque.

 

Uma experiência completa do parque vai levar em torno de 3 dias, isso sem incluir trilhas longas e passeio pelo entorno, que como já falei, tem inúmeros atrativos. Um exemplo é a cidade onde morou Buffalo Bill, um ícone do velho oeste e que realmente existiu, não é uma lenda.

 

Passar pela entrada do Yellowstone é como se atravessasse um portal para um ponto mais próximo do centro da terra, onde você vê a terra viva, você sente a energia vibrante e colorida dos gêiseres, rodeado por bisões, ursos, lobos, cervos, coiotes, raposas, antílopes, águias, todos livres e em seu habitat. É um lugar único no mundo e que merece ser visitado! Entre em contato comigo para maiores informações.

Seguro Viagem para Estados Unidos 

Sempre que forem viajar nunca esqueçam do Seguro Viagem ainda mais quando o destino for com muitas caminhadas, trilhas e aventuras ao ar livre com alta exposição ao tempo ( sol, neve, chuva, etc). Otripulante é um dos maiores especialistas em assistencia medica no exterior, nossos planos de validade em todo territorio americano e será um grande prazer ajudar você viajar protejido para esse destino incrível.

 

5 CURIOSIDADES SOBRE O PARQUE YELLOWSTONE

  1. Super-vulcão: Yellowstone é um dos maiores vulcões do mundo, com uma caldeira que mede cerca de 72 km de comprimento e 28 km de largura. A última grande erupção ocorreu há cerca de 640.000 anos, e os geólogos acreditam que outra grande erupção pode ocorrer em algum momento no futuro distante.

  2. Geysers: Yellowstone tem mais de 10.000 fontes termais, incluindo cerca de 500 geysers. O mais famoso deles é o Old Faithful, que entra em erupção a cada 90 minutos, lançando água quente a uma altura de até 56 metros.

  3. Fauna: Yellowstone é o lar de uma grande variedade de animais selvagens, incluindo ursos grizzly, lobos, bisões, alces e antílopes. É também o único lugar nos Estados Unidos onde se pode encontrar todos os grandes mamíferos da América do Norte em um só lugar.

  4. Em 1995, os lobos cinzentos foram reintroduzidos no Parque Yellowstone após terem sido exterminados da região décadas antes. Desde então, a população de lobos cresceu e se espalhou para outras áreas próximas.

  5. O parque é lar de uma das maiores cachoeiras dos EUA: A cachoeira Yellowstone é uma queda de água de 94 metros de altura, tornando-a uma das maiores cachoeiras do país. É alimentada pelo rio Yellowstone e fica perto do Canyon Yellowstone, que tem paredes de rocha que chegam a 365 metros de altura.

Créditos: Eduardo Toledo é o unico guia na regiao de Yellowstone que fala português, caso queiram fazer uma visita guiada e ter uma experiência única, entre em contato com ele através do whatsapp +1 (406) 595-4777 ou no instagram @montanaflix

Eduardo Montanaflix